top of page
Foto Claudio Gabriel.JPG

Workshops

LISTA DE WORKSHOPS

Clique aqui para checar minha agenda.

Âncora 2
Âncora 1
Âncora 4
Âncora 3
Âncora 6
Âncora 5
Âncora 8
Âncora 7
Âncora 10

Impro Visa Ação

Luana Proenca(16).jpeg

Este é um curso que trabalha os princípios da Impro com técnicas teatrais expressivas. A metodologia que Luana Proença aplica visa as unidades de espaço e tempo para trabalhar a consciência e a espontaneidade em palco. Propõe uma abordagem diferenciada ao combinar técnicas "tradicionais" de Impro, que são ensinadas e difundidas em todo o mundo, com Viewpoints (desenvolvido pelas diretoras Anne Bogart e Tina Landau dos EUA), e Teatro Físico, Commedia Dell'Arte e Palhaçaria para entender o espaço físico: externo e/ou interno para o nosso corpo agir, estar em ação. 

Habilidades: Princípios de improvisação, criação cénica instantânea, criação de personagens, presença e jogo de cena.

Horas: De 8 a 16 horas

Número de participantes: 8-20. 

Nível:Todos. 

Necessidades Técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e 2 ou 4 cadeiras.

A BANDEJA: Treinamento Poético e Físico em Impro
(Formato de Espetáculo)

group Saída Sul

Falamos muito sobre habilidades para treinar em Teatro. Mas não tanto sobre o processo de treinamento ou seus sistemas. A "Bandeja" é um sistema de prática de improvisação e composição desenvolvido inicialmente pela artista argentina Julieta Zarza. Funciona como uma plataforma de formato livre que constrói vocabulário grupal, consciência corporal, confiança, presença e composição grupal por meio de técnicas básicas de acrobacia, Teatro Físico, Palhaçaria, Viewpoints, Capoeira e Dança Contemporânea. Desenvolve um ambiente de formação e criação poética. O nome vem de uma metáfora de uma bandeja de comida/quitutes numa festa onde podemos provar diferentes sabores individualmente e misturá-los. Participantes aprenderão e criarão uma série de ações e movimentos para esse "lanche", que podem ser executados individualmente, em duplas ou com todo o grupo. Cada ação/movimento é baseado em diferentes técnicas (como Palhaçaria, Capoeira, Teatro Físico, etc.) e tem uma contribuição específica para a mentalidade desta roda de treinamento e composição. Tendo os "quitutes" para brincar, o grupo vai naturalmente começar a criar e desenvolver os seus próprios. Inspirações poéticas serão acrescentadas pela instrutora a partir do material que o grupo trouxe para a aula, e cenas começarão a emergir dessa bandeja que faz as pessoas criarem um vocabulário técnico comum e se mistura com o momento para se tornar algo mais.

Horas: De 6 a 12 horas

Número de participantes: 8-20. 

Nível: Todos. 

Necessidades Técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e 2 ou 4 cadeiras.

Auto-Direção em Impro
(versão online)

Kristine Slotina 12.jpg

Quem improvisa atua, “escreve” e dirige ao mesmo tempo enquanto performa. Estamos criando personagens, diálogos, tramas, relações, movimentos, transições, significados, e também uma dinâmica toda vez que improvisamos. Mesmo que tenhamos alguém a dirigir o espetáculo, também o estamos dirigindo quando subimos ao palco. Somos uma direção coletiva, uma criação colaborativa do espetáculo. Assim, a estética, os estilos, as transições, a velocidade, o uso de luzes, os figurinos, os sons e o próprio espaço, também são escolhas do nossa direção durante a performance. Como fazer essas escolhas e deixar nosso fluxo livre de improvisação continuar? Como praticar essa percepção a sós e em grupo? Como podemos treinar o nosso lado diretor para deixar as coisas fluírem no momento que estando também ativamente presente?

Com base no meu doutorado com pesquisa sobre Improv e meu livro "Nossa Direção em Jogo: Dirigir é Parte do Improvisar", nesta oficina vamos jogar com ferramentas para treinar nossa visão de direção durante nossa improvisação usando 4 ferramentas: reconhecimento, repetição, oposição e equilíbrio.

Habilidades: O uso de reconhecimento, repetição, oposição e equilíbrio para criar espetáculos improvisados, não "apenas" cenas. Consciência dos significados que trazemos e criamos no palco. Ferramentas para reconhecer e definir escolhas teatrais durante a improvisação, consciência da imagem do palco, movimento, luz, som, figurinos como parte da criação improvisada e a influência das escolhas espontâneas no discurso da peça. Ferramentas de direção que podem ser usadas como quem improvisa e/ou dirige.

Horas: 3 ou 6 ou 9 ou 12 horas 

3 horas: concentra-se em identificar e entender as ferramentas para ajudar nosso lado diretor.

6 horas: permite colocar as ferramentas em prática em mais exercícios de cenas.

9 horas: acrescenta às demais versões, o espaço para colocar em prática as ferramentas para improvisar espetáculos, não apenas cenas.

12 horas: soma-se às demais versões, o tempo e o espaço para explorar mais o lado do diretor aliado ao material técnico.

Versão online: 3 horas

Número de participantes: 6-20. 

Nível: Intermediário/Avançado 

Necessidades Técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e cadeiras (uma para cada estudante)

Criando seu Espetáculo de impro
(+versão online)

Aleatorio Foto Claudio Gabriel 06.jpg

Para grupos e trabalhos individuais. Vamos colocar em cena nossas ideias, encontrando estruturas e elementos para traduzir nossa improvisação. Lições:

  • Espaço como Dramaturgia  (+versão on-line)

  • Ferramentas para Dinâmica do Espetáculo (+versão on-line)

  • Explorando Conceitos e Idéias (+versão on-line)

  • Estruturas e Protocolos (+versão on-line)

  • Estética, Estilo e Linguagens Teatrais (+versão on-line)

  • Elementos da Encenação: Luz, Som, Cenário, Figurino e Maquiagem (+versão on-line)

  • Testando as partes: Começo, Meio e Fim (+versão on-line)

  • Interações com o Público (+versão on-line)

  • Sistemas de Estudo (+versão on-line)

  • Projetos e Experimentações (+versão on-line)

Horas: Cada lição 3 horas

Versão online:cada lição 2,5-3 horas.

Número de participantes: 1-12. 

Nível: Intermediário/Avançado 

Necessidades Técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e cadeiras (uma para cada estudante)

A Cena Anti-machista

  • Desconstruindo Estereótipos (+versão online)

  • Bechdel Impro (+versão online e Formato Espetáculo)

Liberdade, Liberdade

Ferramentas de criação cênica na desconstrução de estereótipos com uma perspectiva feminista: da equidade por uma representação inclusiva para além do estereótipo. Questionar nossa mentalidade nas relações narrativas e personagens usando o teste de Bechdel e outras ferramentas para ajudar a trabalhar com estereótipos e suposições de gênero.

Este workshop pode ser dividido em 2 partes/lições:

BECHDEL IMPRO (+versão on-line e formato de espetáculo)

O que significa interpretar mulheres? Vamos falar sobre a vida de cada uma e a qualidade de suas histórias e exercitar isso em nosso trabalho de cena. Usando as ideias do teste de Bechdel, esta aula é uma abordagem prática para empoderar nossas personagens femininas e como nos relacionamos com elas em cena. Aberto para todas as pessoas artistas de todos os gêneros. Como formato de espetáculo, levanta questões a quem improvisa e ao público. É um exercício maravilhoso para elencos mistos ou apenas femininos.

DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS (+versão online)

Pela ideia de que os estereótipos são continentes de memória da sociedade, podemos perceber que eles são uma poderosa fonte de informação para entender o que e por que as coisas mudam e podem mudar. Nesta oficina nossos exercícios vão nos ajudar a olhar para os estereótipos como ferramentas para desconstruir ideias preconcebidas para encontrar pessoas reais em nossas personagens.

Habilidades: Criando personagens em uma perspectiva feminista, desconstruindo clichês e jogando de forma mais inclusiva, e empoderando narrativas e mentes de grupo.

Horas: 3-6 horas (3 horas cada lição. 6 horas para a versão de formato de espetáculo do Bechdel Impro))

Versão online:cada lição 2,5-3 horas (cada lição).

Número de participantes: 6-16. 

Nível: Todos

Necessidades técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e 1 cadeira para cada aluno.

O Tapete (Formato de Espetáculo)

Dois tecidos

Inspirado no trabalho de Peter Brook e Jacques Lecoq, este formato utiliza o espaço e a ideia de “corpo como espaço” para criar imagens, personagens e narrativas. É uma descoberta sobre como o próprio espaço pode ser um jogo. Ao mesmo tempo, olhar para o próprio corpo como um espaço para perceber como ele muda com as variações de tempo, tamanho e localização em relação aos outros. Como os limites podem ser ferramentas. Como estrutura de espetáculo, a ideia é desenhar no chão diferentes espaços com fita adesiva (ou tapetes) e explorar como o tamanho e a “limitação” dessas áreas podem ser usados para criar códigos artísticos em cena. Fora das linhas é “fora do palco”, o que introduz um jogo sobre entrar e sair de cenas, mudar personagens, etc. As transições exploram associações de Topografia (conceito Viewpoints) e imagens corporais para conectar cenas.

Habilidades: Câmera lenta, sete tensões do corpo (Lecoq), jogo do tapete do espaço, ferramentas de edição usando o espaço.

Horas: 6 horas

Número de participantes: 6-16. 

Nível do participante: Todos

Requisitos especiais: Sala aberta e vazia, sistema de som, 1 cadeira para cada participante, fita para marcar o chão.

Impro Solo: Você não está

  • Treinando pessoal (+versão on-line)

  • Ferramentas para um Espetáculo Solo (+versão online)

Eu sou a tempestade

Como treinar a improvisação a sós? Quais princípios, dinâmicas e como podemos nos manter em treinamento ativo? Mesmo quando você tem sua trupe, como trabalhar algumas de suas habilidades pessoais a sós? Como criar e estudar um espetáculo em uma sala de ensaios vazia? O que você pode usar para guiar seus passos durante um processo solo? Como você se conecta e com o quê/quem? A partir da experiência e pesquisa pessoal com formação e realização de solos, apresento neste workshop as dificuldades e algumas ferramentas para trabalhar quando a solidão bater à sua porta! Ouça sua voz interior e as conexões com o que/quem nos cerca. Pode ser um solo, mas você não está só! 

Este workshop tem 2 partes/lições:

TREINAMENTO PESSOAL (+versão on-line)

Como praticar a sós. Exercícios para organizar seu treinamento pessoal e reconhecer como o momento pode ser parceiro.

FERRAMENTAS PARA UM ESPETÁCULO SOLO (+versão on-line)

Os desafios e as belezas de se realizar um solo. Como ouvir sua voz e estudar seus próprios movimentos, confiar neles e no momento.

Habilidades: Como fazer várias personagens em um solo. Ferramentas para desenvolver edições e cenas em um espetáculo solo, formas de encontrar conexões com tudo ao seu redor. Exercícios para praticar Impro a sós. Ferramentas para estudar a estrutura de um espetáculo de improvisação. 

Horas: 3 ou 6 horas (3 horas cada parte)

Versão online: 2,5-3 horas (cada aula)

Número de participantes: 1-20. 

Nível: Todos

Necessidades técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e cadeiras (uma para cada estudante). 

Entre é um lugar para sermos nós

room 3.webp

Este workshop explora a qualidade da tensão entre os corpos e o espaço. trabalhando com a força do centro corporal e a conexão com os outros, desenvolvemos cenas usando a relação espacial e a tensão física entre nós.

Habilidades: Ouça ao mesmo tempo a si e a tudo ao seu redor. Trabalhe com o centro do corpo ativado. Criar calor entre corpos. 

Horas: 3 ou 6 horas

Número de participantes: 6-16. 

Nível: Todos

Necessidades técnicas: Sala aberta e vazia, som ambiente, cadeiras e vassouras (uma para cada estudante).

I Wanna Dance with Somebody
(Formato de Espetáculo)

i wanns danca.webp

Dançaremos a partir do gesto quotidiano "roubado" do público e que se transformará em dança no seu sentido mais amplo: um movimento que ganha espaço nos nossos corpos. Esse formato de improvisação parte da imagem clássica das festas em que se espera que alguém nos chame para dançar. Da solidão, ao dueto, ao grupo, à delícia de se descobrir a dançar à sua própria maneira. "Oh, I wanna dance with somebody...".

 

Habilidades: Qualidades do gesto, transformação do gesto cotidiano em expressivo, observação e trabalho em grupo a partir da ideia de ​​shoal.

Horas: 3, 6 ou 9 horas.

Formato de Espetáculo: 6 ou 9 horas

Número de participantes: 6-20. 

Nível: Todos. 

Necessidades Técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e 1 cadeira para cada participante.

A Cada Respiração

  • Respirando emoções (+versão online)

  • Respirando a mímica

Oficina dos Menestréis

Utilizando a ideia dos sete níveis de tensões de Jacques Lecoq, técnicas de câmera lenta e matrizes corporais, esta oficina trabalha a partir do ritmo da respiração individual e do grupo para desenvolver a mímica, criar movimento de cena, personagens e conexão com as emoções e sentimentos. Tudo está ligado à nossa própria respiração: movimento, emoções e relacionamentos. 

Este workshop está dividido em 2 partes:

 

RESPIRANDO AS EMOÇÕES onde exploramos como sentimos as emoções em nossos corpos, regulando-as com nossa respiração. Com exercícios simples, encontraremos em nós os espaços para deixar que as emoções fictícias sejam sentidas de verdade.

 

RESPIRANDO A MÍMICA é a parte onde correlacionamos a cada movimento de respiração com os gestos em cena para criar ilusão a partir da consciência corporal.

Habilidades: Consciência corporal e controle orgânico. Princípios da mímica. O ritmo da cena. Técnica de atuação das emoções.

Horas: 3 ou 6 horas (cada parte do workshop leva 3 horas)

Versão online: 2 a 3 horas (apenas a parte "Respirando emoções")

Número de participantes: 6-20. 

Nível: Todos. 

necessidades Especiais: Sala aberta e vazia, sistema de som e cadeiras (uma para cada estudante). 

"Capoeirando" o Palco

Madrid Impro Maratona

A capoeira é um estilo de luta e dança da África/Brasil que, hoje, também reúne pessoas que só a querem jogar. Sim, existe um jogo a ser jogado dentro da roda e ele só acontece por causa da conexão com as pessoas ao redor. Nesta oficina, utilizamos alguns princípios da capoeira que podem auxiliar diretamente na nossa improvisação. Então não é uma aula de capoeira, é uma mentalidade de capoeira para improvisação, e a mente é o corpo. Vamos trabalhar a qualidade do corpo de "mola", e da "ginga" usada na capoeira para estar mais disponível no palco. É uma qualidade que nos permite expandir e retrair (como uma mola), nos preparando para, ao mesmo tempo, dar e receber uma oferta (já soa como Impro). Esse será o corpo que usaremos para brincar com ofertas de movimento e deixar que o movimento inspire nossas palavras (se vierem). É uma ótima maneira de sentir as palavras como movimento e como parte da musicalidade no palco. Esta musicalidade também é explorada pelo grupo à margem, no nosso caso, na roda. Como na capoeira, o grupo é tão importante quanto o jogo que estamos assistindo no centro da roda. A atenção e a prontidão do grupo seguem o ritmo do jogo ou o altera. Todo mundo está pronto para "comprar o jogo", entrar no lugar de alguém quem joga com uma nova proposta. Essa mentalidade torna todo o conjunto responsável pelo que está acontecendo no palco, leva o trabalho para os bastidores e compartilha o peso da criação do espetáculo. Presença, ritmo de grupo, conexão de conjunto, confiança e fisicalidade, tudo ao mesmo tempo: uma oportunidade de brincar com o risco. 

Habilidades: Presença, ritmo de grupo, conexão de elenco, presença de grupo, poder e influência do elenco lateral, princípios da capoeira, confiança e fisicalidade, qualidade "corpo de mola" e "ginga".

Horas: 3 ou 6 ou 9 horas

Número de participantes: 8-20. 

Nível: Todos. 

Necessidades Técnicas: Sala aberta e vazia e sistema de som.

Impro e Tarô
(+versão online)

Cartas de tarô _ cristais

Estudaremos os ciclos de aventura e as personagens arquetípicos das cartas do tarô para explorar as combinações e possibilidades da aventura em um espetáculo de Impro. As cartas do tarô possuem muitas informações para criar personagens e sua estrutura também brinca com a narrativa.

A oficina é dividida em duas partes individuais: Personagens e Estrutura do Storytelling.

Habilidades: Criação de personagens, narrrativa, mover e expandir a ação cênica.

Horas: 3 ou 6 horas (cada parte do workshop leva 3 horas)

Versão online: 2,5-3 horas cada parte.

Número de participantes: 6-12. 

Nível: Todos. 

Necessidades Técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e 4 cadeiras.

Impro Yin-Yang
(+versão online)

a origem do medo

Dois lados da mesma moeda: a oposição é uma coisa poderosa. Pode ser uma ferramenta. Pode ser um método de criação. Pode ser um tema. Pode ser um formato de espetáculo. A oposição faz você enxergar e jogar com o equilíbrio. Neste workshop vamos nos aprofundar na oposição não apenas para construir diferentes personagens e relacionamentos, mas também diferentes tipos de cenas, espaços, estilos, transições, velocidades: escuro e claro, forte e fraco, belo e desagradável, yin e yang, sim e não: encontrar-se sendo o “e”, sendo algo em conjunto onde somos diferentes.

Habilidades: Relação espacial, Mente grupal, dinâmica (cena a cena) e algumas técnica de Viewpoints.

Horas: 3 horas

Versão online: 2,5-3 horas.

Número de participantes: 8-12. 

Nível: Todos

Necessidades técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e 2 cadeiras.

Impro e Viewpoints

  • ​Primeira Atenção (+versão online)

  • Forma e Personagem (+versão online

  • O Espaço como Parceiro (+versão online)

  • Gesto e Emoção (+versão online)

Estudio Janela

Como podemos estar plenamente conscientes do que criamos enquanto estamos criando? Como podemos nos deixar fluir e fazer escolhas ao mesmo tempo? Usando os Viewpoints de Tempo e Espaço de Anne Bogart e Tina Landau, encontraremos ferramentas para performances de improvisação que nos ajudarão desde coisas simples como lembrar onde estão os objetos improvisados, até questões mais profundas de movimento e presença na cena.

​​

Este workshop tem 4 partes/lições:

PRIMEIRA CONSCIÊNCIA (+versão on-line)

Como o sistema de Viewpoints (Anne Bogart e Tina Landau) pode ajudar nossas cenas de improviso. 9 pontos de vista de tempo e espaço para nos ajudar a estar presentes, conscientes e fazer escolhas poderosas. Nesta oficina vamos exercitar a consciência dos elementos de tempo e espaço para nossas cenas de improvisação. Falaremos sobre como os Viewpoints podem ajudar nossa Impro e exercitaremos alguns para entender essa combinação.

FORMA E PERSONAGEM  (+versão on-line)

Este workshop centra-se no Viewpoint da forma para criar e descobrir personagens. De fora para dentro, vamos explorar o quão profundo podemos conhecer nossas personagens quando deixamos o corpo inteiro falar.

GESTO E EMOÇÃO (+versão on-line)

A verdade está nos nossos gestos. Utilizaremos os Viewpoints de Tempo (Tempo, Repetição, Duração e Resposta Cinestética) para explorar o Viewpoint Gesto (Comportamental e Expressivo) para perceber como as emoções podem estar na ponta de um dedo ou num piscar de olhos (literalmente). Combinaremos Viewpoints com um pouco dança (ideias contemporâneas e Laban) para encenar exercícios e cenas.

O ESPAÇO COMO PARCEIRO (+versão on-line)

Nesta oficina vamos explorar os Viewpoints de Espaço: Topografia, Relação Espacial e Arquitetura para encontrar jogos, dinâmicas, brincar com o espaço real e imaginário em cenas de improvisação.

Habilidades: Consciência, fluxo e escolha. O uso do espaço e do tempo como parceiros no palco. Noções básicas de Viewpoints (espaço e tempo) e como usar este sistema em uma cena de impro e treinamento.

Horas: 3-12 horas (3 horas para cada parte)

Versão On-line: 2,5-3 horas (cada lição)

Número de Participantes: 6-20. 

Nível: All

Necessidades técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e duas cadeiras. 

Zoom in e Zoom Out

Os Beatniks em "Psicose"

Como usar os detalhes e as grandes imagens para criar personagens, imagens e histórias no palco? Esta oficina parte de um simples exercício de associação de imagens para estimular a mente investigativa de quem improvisa para criar narrativas através da imagem. Não apenas a imagem como ponto de partida, mas como a coisa toda usando a mente de grupo.

Na opção de 6 horas, podemos realmente usar câmera e projeção e exercitar uma mistura entre vídeo e performance ao vivo.

Habilidades: Mente de grupo, espaço de cena e narrativa. Estrutura cinematográfica: da imagem à narrativa.  

Horas: 3 ou 6 horas

Número de participantes: 6-10. 

Nível: Todos

Necessidades técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e duas cadeiras. Para a versão de 6 horas: parede ou tela onde possamos projetar vídeo, a sala deve ficar escura ou pelo menos um pouco mais escura para que a projeção funcione. Posso viajar com meu projetor, mas seria mais fácil se o espaço já o tivesse.

Dramaturgia Inesperada

Peter Pan

Esta aula trabalha com narrativa espontânea e interativa. Exercícios de improvisação, edição, personagens e narrativas serão aplicados à história e à experimentação de narrativas que vão da cena ao papel, do papel à cena. 

Um curso para exercitar a mente escritora, habilidades de atuação com texto: roteiro ou improvisado.

Habilidades: ferramentas de fluxo criativo, estruturas narrativas e ferramentas de edição de cena.

Horas: 3 ou 6 horas

Número de participantes: 1-16. 

Nível:Todos

Necessidades Técnicas: Sala aberta e vazia, sistema de som e cadeiras (uma para cada estudante).

Âncora 9
Âncora 11
Âncora 13
Âncora 14
Âncora 12
Âncora 16
Âncora 15
bottom of page