
Luana Proença
Artista, Diretora, Professora e Escritora
Artista brasileira, Doutora em Teatro, Mestre em Artes, Especialista em Gestão Cultural, e Bacharel em Interpretação Teatral.
Tem uma extensa carreira como atriz e como professora de Teatro. Estuda e desenvolve trabalhos com Improvisação, Teatro Físico, Viewpoints, Cinema e Roteiro.

Currículo
Luana Proença é uma artista brasileira formada em interpretação, com especialização em Gestão Cultural, Mestrado em Artes e Doutorado em Teatro. Teve sua própria Escola de Teatro e Produção no Brasil de 2008 a 2016 e foi professora universitária de Direção e Atuação de 2014 a 2017. Integra o grupo brasileiro Saída Sul, com o qual criou seu espetáculo solo "Aleatório". Em 2018, iniciou o projeto "Visando Impro", com o qual escreve um blog sobre Impro em português, e também realizou o Documentário de Impro "Era preciso ouvir outras vozes". Concluiu o programa de Improv no The Second City Training Center Hollywood e algumas Master Classes entre 2016 e 2018. Na Europa, integrou os grupos de Impro Lilimprov e Codfish Waters, e também a The SIN (uma rede europeia de Impro), e o elenco de espetáculos internacionais de Impro como "Room 3" (Dança, Improviso e Tarot) com as improvisadoras Amy Lamier e Jamie Graham, dos EUA. Criou o projeto mensal Impro.Lab, onde lecionou e coordenou Master Classes de Impro, e também o Projeto Jelly Jams com Stephen Thornton (EUA), em Lisboa. Traduz também a revista "Status" para o português e realiza seu podcast junto a Davi Salazar. Tem formação em Dança, Teatro Físico, Dramaturgia e Teatro de Animação. Leciona e atua internacionalmente com os seus workshops e espetáculos de teatro e improvisação. Publicou os livros “Beba água” (2025), “Traços dos Traços: Uma Topografia Nada Aleatória” (2025), “Nossa direção em jogo: dirigir faz parte do improviso” (2021), “Alguma vez você já se perguntou se...? Perguntas para o Ensino de Impro" (2020), escrito com outras 11 improvisadoras do Laboratório Pedagógico Feminista La Otra Escena, e "Essays on Improv" com membros da rede europeia de Impro The SIN. Ela é uma das mentes criadoras e foi uma das curadoras e gestoras do IRREVERENTE - Festival Internacional de Improviso de Lisboa de 2022 a 2024. Luana foi professora de Dramaturgia e Técnicas Performativas na Escola de Circo Chapitô, em Lisboa. Ela já se apresentou e ensinou Improvisação nos EUA, Portugal, Áustria, Espanha, Noruega, Irlanda do Norte, Itália, Grécia, Suécia, Austrália e Vietnã. Atualmente, mora no Brasil, e continua viajando, ensinando, e se apresentando por todo o mundo.